Sinfônica da UFRN apresenta nova obra de Danilo Guanais neste sábado, de graça

Concerto da Sinfônica da UFRN sábado traz projetos sociais para o palco e estreia de mais uma obra de Danilo Guanais

O segundo concerto da temporada oficial 2015 da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) traz a estreia de mais uma obra do compositor Danilo Guanais, que há muito tem se notabilizado praticamente como uma andorinha só na produção de peças eruditas.

Não bastasse, a única orquestra universitária a se apresentar na Europa – na Alemanha, muito em breve! – traz ao palco da Escola de Música da UFRN a apresentação de três orquestras frutos de projetos sociais com acompanhamento da OSUFRN. Tudo neste sábado, às 20h. A entrada, mais uma vez, é gratuita.

O concerto da Orquestra Infanto-Juvenil Oficina de Sonhos, da Orquestra da Fundação Francisca Fernandes Claudino e da Orquestra da ONG Atitude Cooperação com a Sinfônica da UFRN faz parte do encerramento do “Encontro de Orquestras Jovens” promovido pela OSUFRN de quinta à sábado (28 a 30/05).

Segundo o maestro André Muniz, “o movimento de orquestras jovens que vem sendo promovido pelos projetos sociais vem ganhando expressividade nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte. Muitos dos alunos iniciados nesses projetos fazem parte da OSUFRN e estão buscando titulações dentro da UFRN”,

O intuito do encontro é colocar os jovens em contato com os professores da Escola de Música da UFRN, chefes de naipe da OSUFRN, e alunos do Curso de Mestrado em Música da UFRN.

Nova obra de Danilo Guanais
Além da participação das orquestras jovens, a Sinfônica da UFRN apresenta na noite deste sábado as obras de Danilo Guanais, Dvorak, e Camargo Guarnieri. A obra “O Turista aprendiz” de Danilo Guanais é um poema sinfônico para orquestra e solistas de cordas, construído com inspiração em duas crônicas que Mário de Andrade escreveu a respeito de sua passagem pelo Engenho Bom Jardim, no Rio Grande do Norte, durante sua viagem etnográfica, entre os anos de 1928-29. Na ocasião, o grande estudioso da cultura nacional conheceu e se encantou com o cantador de coco Chico Antônio, pelo qual passou a nutrir uma profunda admiração.

“Apesar de as duas crônicas serem repletas de elementos literários propícios para o estabelecimento das relações entre texto e música, como as praticadas pelos compositores românticos, que procuravam traçar com estruturas musicais a “dramaturgia” dos poemas ou textos, preferi basear meu discurso na impressão que tive dos conflitos interiores de Mário de Andrade, dividido entre a inevitabilidade do retorno a São Paulo e o deslumbre da descoberta dessa cultura nordestina e de Chico Antônio e seus cocos”, afirma Danilo Guanais.

Orquestra Infanto-Juvenil Oficina dos Sonhos
Foi criada em 2012 por meio de parceria com a Escola de Música da UFRN. Tem como objetivo atender alunos da rede pública de ensino e a formação de músicos instrumentista. A orquestra social é parte do projeto da ONG Programa de Desenvolvimento de Natal – Oficina dos Sonhos da Primeira Igreja Batista de Natal.

Orquestra Fundação Francisca Fernandes Claudino
Foi criada em 2012 a partir dos resultados obtidos por meio do Curso de Cordas Friccionadas da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC) de Luís Gomes -RN. A orquestra é formada por adolescentes e jovens da comunidade luísgomense e tem como finalidade incentivar a educação musical, intercâmbio cultural e, principalmente, o gosto pela música de concerto formando plateias e divulgando os trabalhos musicais da FUNFFEC. Visa promover a inclusão sociocultural usando a música erudita e popular como principal ferramenta de integração entre as pessoas da comunidade e região.

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo