Substantivo Plural passará por mudanças em seu nono aniversário

Por Tácito Costa

Em junho próximo o Substantivo Plural completa nove anos de criação. Passamos, como tudo na vida, por altos e baixos. Mas sempre olhando pra frente. Os blogs, que tiveram seu boom na década de 2000, começaram na década seguinte a dividir espaço com as redes sociais. Mas nós resistimos e aumentamos consideravelmente o número de acessos. Alguns textos, como por exemplo sobre os dois rapazes autistas, que ainda está na primeira página, atingiu hoje (13.04) 12.796 acessos. Em média, temos hoje cerca de 40 mil acessos por mês, numa curva de crescimento ascendente. Nada mal para quem começou com 3 mil mensais lá no longínquo 2007 e este ano virou assunto de tese de doutorado internacional (leia aqui).

Os números são expressivos, a repercussão do nosso trabalho tem sido boa e isso tudo nos enchem de planos para o futuro próximo. Algumas mudanças significativas ocorreram nos últimos dois anos. Agregamos Vilar. Depois chegou Conrado. Dois reforços cruciais. Primeiro porque aumentou em quantidade e qualidade o conteúdo informativo local. Segundo porque renovou o meu entusiasmo com o blog. Tenho buscado escrever com freqüência e se não fosse a quantidade de trabalho nas assessorias de imprensa que presto por aí participaria ainda mais. Confesso que estava meio desanimado e a chegada dos dois deu-me novo ânimo.

Para continuar liderando na blogosfera na área cultural no estado vamos fazer mais mudanças. O Substantivo Plural ganhará uma nova logomarca, que está sendo feita pelo designer Juliano Barreto, e um projeto gráfico a cargo do blogueiro Fábio Farias. Pedi ao novo presidente da Cooperativa Cultural, amigo e colaborador eventual deste SP, Alex Galeno, uma força para bancar financeiramente esses dois projetos. Ele topou na hora. Além disso, sinalizou que podemos avançar na parceria. Em breve deveremos sentar e discutir como tocar alguns projetos culturais juntos. Acho que o SP e a Cooperativa tem tudo a ver e a parceria poderá render excelentes frutos para ambos.

Em função dessa reforma gráfica – na verdade será um novo blog – peço aos colaboradores e poetas que salvem seus arquivos em seus respectivos computadores etc porque poderá ocorrer algum problema na migração de uma plataforma para outra e ocasionar a perda de dados. Isso já ocorreu uma vez nos primórdios do Substantivo, quando perdemos todos os arquivos.

Além da mudança visual, vamos dar novos rumos ou extinguir algumas seções. Por exemplo, com as redes sociais, especialmente o Facebook, a seção de comentários, da forma como está hoje no SP, aparecendo na primeira página, não funciona mais. A seção de poesia também sofrerá mudança. Vamos criar um espaço que enfocará um poeta por semana, publicando uma pequena coletânea, que possa ser divulgada nas redes.

Para o bem e para o mal as redes sociais monopolizam a audiência na internet e nós temos de planejar o futuro, atentos a essa realidade. O novo layout e demais ajustes levam isso em conta. Ou acompanhamos as mudanças ou sumimos do mapa virtual.

Esperamos contar com a compreensão de vocês em relação às mudanças. Certamente alguns gostarão, outros não, mas a roda do mundo gira e nós temos de girar juntos com ela. Senão caímos. Nossa intenção é  continuar oferecendo o melhor conteúdo e sendo referência em comunicação cultural virtual no Rio Grande do Norte.

Evoé!

PS

Os boys Sérgio e Conrado estão mais a frente das mudanças (“eu não vou, vão me levando” ), inclusive eu pedi para Sérgio escrever sobre isso, mas o bicho é medroso – rs. Então, ficamos assim, se der tudo certo, os louros são meus, se der m.. a culpa é deles – rs. 

Comentários

Há 8 comentários para esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =

ao topo