Um dia mágico

No dia 24 de abril visitei a Escola Municipal Prof. Homero Dantas, por ocasião das celebrações da Semana Municipal do Livro e da Leitura, instituída em Parnamirim pela Lei 1870, de 10 de janeiro de 2018.

Foi um dia inteiro, manhã e tarde, de muitas emoções: leituras de poemas pelas crianças, brincadeiras que pude conduzir, resposta a perguntas feitas pelos alunos, todos querendo saber de onde vinham minhas inspirações e sobre os livros e os autores de que eu mais gostava.

Pude perceber o quão leitora é essa escola que tem professoras e mediadoras compromissadas em incentivar a leitura literária em seus alunos.

Estiveram presentes no evento as coordenadoras Angélica Vitalino e Aracy Gomes, do projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, que tudo documentaram e também prestaram depoimentos sobre a importância dos livros e da leitura na vida de todos nós.

Naquela manhã e naquela tarde do dia 24, observei o quanto as crianças se sentem felizes com a presença de um autor na sua escola. Fico a imaginar o que se passava na cabeça de cada uma delas,  pois eu mesmo nunca  vivenciei algo assim durante a minha infância, nas escolas lá de Minas Gerais, pois todos os autores que a gente estudava já haviam falecido. 

Alunos da Escola Municipal Prof. Homero Dantas, em Parnamirim, leram poemas e, fizeram perguntas sobre o fazer literário.

Agradecimentos

Enfim, foi um dia inteiro de muitas emoções, de receber presentes, como marcadores de livros com poemas, um painel maravilhoso caracterizando o evento, chapéu com ilustrações de capas dos meus livros, elaboradas artesanalmente pelo também poeta e cordelista José Acaci, autor da obra, “Reino dos bichos”, dentre outras. E também receber biografias poéticas escritas com muita leveza e graça pela professora Regiane Fernandes.

Expresso a minha gratidão a toda a equipe dessa escola, às professoras, às mediadoras de leitura e a todas as crianças que demonstraram tanta alegria e desenvoltura diante dos livros.

Parabenizo a todos os pais e mães que fizeram questão de adquirir livros para seus filhos, numa louvável atitude de incentivo ao amor pela leitura literária.

Deixo aqui os votos de que muitas e muitas Semanas do Livro e da Leitura, semelhantes a essa, possam acontecer também em outras escolas, sempre.

E que o Rio Grande do Norte, a partir de exemplos como este do dia 24 de abril, possa, cada vez mais, se aproximar do perfil de ser um estado leitor e contribuir para que o Brasil seja também um país de leitores. Muito obrigado a vocês.

E viva o livro! Viva a leitura! 

Jornalista, escritor e poeta. [ Ver todos os artigos ]

Comments

There is 1 comment for this article
  1. Ana Cláudia 1 de Maio de 2019 12:39

    Muito legal! O escritor faz do livro, vida. E as escolas são as casas abençoadas dessas vidas de histórias. Parabéns, Zé. Sou sua fã! E parabéns aos professores e alunos. Deve ter sido um momento muito especial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP