Um festival com 20 animações premiadas para você assistir hoje e amanhã de graça em Natal

Hoje e amanhã tem animação para dar e vender no IFRN Cidade Alta. Animação não no sentido de divertido. Ou também! É o Festival da Animação. Uma mostra que acontece em 200 cidades no Brasil e celebra o Dia Internacional da Animação exatamente hoje, exibindo curtas metragens nacionais e internacionais.

Os mais de vinte filmes que compõem a mostra foram selecionados pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Entre eles estão curtas da Polônia, Letônia, EUA, Alemanha, Croácia, Inglaterra e Argentina. Um dos destaques da mostra é o franco-argentino ‘Padre’, dirigido por Santiago ‘Bou’ Grasso. Esse filme (FOTO), entre outros prêmios, foi eleito Melhor Filme do Anima Mundi 2014.

Já entre as produções nacionais o destaque fica para ‘Ed’. O filme, dirigido por Gabriel Garcia, foi selecionado para mais de 100 festivais e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Canal Brasil de Curtas do Anima Mundi 2013. Outro destaque nacional é animação em Stop Motion ‘Los Rosales’, premiado no Palm Springs Intl Shortfest – considerado o maior festival de curta-metragem da América do Norte.

Então, não faltam Animações para ver. Nem em quantidade nem em qualidade. E essa já é a 12ª edição do Dia Internacional da Animação no Rio Grande do Norte. Além de Natal, a mostra acontece também nas cidades de Currais Novos, Mossoró, Nova Cruz, Praia da Pipa, São Fernando e Tangará. A entrada é gratuita e a produção é da Cinemateca Potiguar e Ong Zoon.

PROGRAMAÇÃO:

– 28 de outubro (quarta), às 19h30

Mostra Internacional (Classificação indicativa: 10 anos)

Laznia – Dir. Tomek Ducki
Choir Tour – Dir. Edmunds Jansons Glad – Dir. Petra Zlonoga
The Pigger Picture – Dir. Daisy Jacobs
Choreography for Copy Machine – Dir. Chel White Wind – Dir. Robert Lobel
Symphonie N.42 – Dir. Reka Bucsi
Padre – Dir. Santiago Bou Grasso

Mostra Olhar Brasil de Animação (Classificação indicativa: 16 anos)

O Extraordinário caso do senhor A – Dir. Jackson Abacatu
The Old Lady – Dir. Eve Ferretti
Sviaz – Diego Akel, Leo Ribeiro, Felipe Thiroux, Adriane Puresa, David Mussel, Anna Thereza Menezes, Alexandre Bersot, Jackson Abacatu e Ronaldo Oliveira
Kid Chup – Dir. Carolina Giannini Veirano e Guilherme Ghussn
Bem Me Quer – Dir. Levi Magalhães
Mobilis – Dir. Diego Akel
O Gaivota – Dir. Raoni Assis
Engole ou Cospervilha? – Dir. Marão, David Mussel, Pedro Eboli, Fernanda Valverde, Jonas Brandão, Giuliana Danza, Gabriel Bitar e Zé Alexandre
Antes que seja tarde – Dir. Alexandre Dubiela

– 29 de outubro (quinta), às 19h30

Mostra Nacional (Classificação indicativa: 12 anos)

O Átomo Brincalhão – Dir.Roberto Miller
Ed – Dir. Gabriel Garcia
Occupation: Animator – Dir. Bruna Berford
Castillo y el Armado – Dir. Pedro Harres Los Rosales – Daniel Ferreira
Faroeste: Um autêntico Western – Dir. Wesley Rodrigues

MUDANDO DE CONVERSA……………… A nomeação de Crispiniano Neto para a Fundação Zé Gugu foi publicada hoje no Diário Oficial……………… Os Poetas Elétricos fazem show hoje na ONG Atitude Cooperação, no Bom Pastor. A partir das 15h30. Fruto do edital Economia Criativa do Sebrae/RN……………… Troféu Cultura já contabiliza mais de 10,1 mil votos……………… Revista Brouhaha está na encomenda da Prefeitura para o próximo ano, com recursos federais……………… De 4 a 8 de novembro tem Feira do Livro de Mossoró. Mais ou menos nos mesmos dias do Festival Literário de Natal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo