Um grande Espetáculo no Céu de Natal

Por João da Mata Costa

Um grande Espetáculo no Céu de Natal. Saturno em Oposição ao Sol – 23 de Maio de 2015

Na fabulosa dança dos planetas em orbitas elípticas em torno do Sol, no Sábado ( dia 23 de Maio de 2015 ) vai ser possível apreciar o planeta Saturno e seus belos anéis. Isso acontece porque o planeta Terra encontra-se entre o Sol e Saturno permitindo uma visão mais próxima da Terra. Por ordem de distancia do Sol Saturno é o sexto planeta do nosso sistema solar e é o planeta mais distante visto a olho nu. Com uma pequena luneta é possível observar seus maravilhosos anéis. Saturno (do latim Saturnus) é o Deus romano da agricultura.

Na astronomia egípcia Saturno fazia parte dos planetas superiores ( junto com Marte e Júpiter) e era designado o Hórus – Touro do Céu. Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar e assim como o maior planeta; Júpiter também está bem visível no mês de Maio em conjunção com Vênus.

Planetas Jovianos

Os planetas jovianos ( do tipo de Júpiter) são planetas gasosos e fazem parte dos gigantes do sistema solar. A família dos jovianos é composta de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Possuem densidades muito menores que os planetas telúricos ( rochosos) da família do planeta Terra: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Os planetas jovianos possuem várias luas. A atmosfera de Saturno é composta essencialmente de Hidrogênio. Seus anéis alinhados com o plano equatorial do planeta. Os outros planetas jovianos também possuem anéis, mas são menos brilhantes que os de Saturno. Os anéis de Saturno foram observados pela primeira vez por Galileo em 1610 e são compostos de rochas e gelo.

Nesse Sábado de Maio, dia 23, é possível observar esse belo planeta tão próximo numa bela dança planetária.

Saturno na Arte e Mitologia

Em um quadro famoso do pintor espanhol Goya aparece Saturno devorando um de seus filhos. Na Mitologia Grega Saturno é conhecido como o Deus Cronos. Filho de Urano, o Deus dos Céus, e de Gaia, a Deusa da Terra.

Cronos, temerosos de que um dos seus filhos se revoltasse contra ele, resolveu destruir toda a sua descendência. Começou comendo as três fêmeas – Héstia, Deméter e Hera. Em seguida os homens Hades e Poseidon.

Réia, mulher de Saturno- Cronos, sabendo-se grávida do sexto filho, viajou para Creta onde deu à luz Júpiter (Zeus). Réia enganou o seumarido e em vez de lhe entregar o filho, deu-lhe uma rocha enrolada com panos de recém- nascido.

O déspota engoliu o pedaço de rocha. Zeus crescia aos cuidados das Ninfas era o filho do Tempo. Saindo da ilha para enfrentar o pai- tirano, tomou-lhe a foice e decepou seus órgãos sexuais tornando-o impotente.

Qual o significado disso segundo o livro Mitologia – O primeiro encontro do Bruno Nardini (Círculo do Livro pp. 14).

O mito de Crono-Saturno, que durante séculos assustou os homens, significa a fatal destruição do Tempo, que gera os dias, os anos e os destrói.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. João da Mata 23 de maio de 2015 9:55

    Tácito amigo, onde tem entre parêntese 25 de Maio, é 23 de Maio. Hoje. Um grande espetáculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo