Uma seleção pessoal de 30 excepcionais filmes para assistir na Netflix

Eu aderi recentemente a Netflix. E passeando por lá para conhecer o acervo selecionei 30 filmes excepcionais pra vocês. Assisti a todos no cinema, em VHS (alguém ainda sabe o que é isso? – rs) e em DVDs, que também estão em acelerado processo de extinção.

Ainda me lembro da primeira TV que comprei, uma moderníssima Telefunken, de 16 polegadas somente para ver meus filmes preferidos. A segunda foi uma Phillips, de 20 polegadas, a maior do mercado. Tempos áureos de locadoras como a Canal Um (na Deodoro), Laser Vídeo, de Fátima, (Prudente), Yellow Vídeo (Salgado Filho), Planalto, de Bal, (Candelária) e Planeta Vídeo (Trairi). Eu tinha cadastro em todas e fiquei amigo de donos e funcionários. Destas, ainda resistem a Laser e a Planeta. A pirataria deu cabo de todas.

Desse período, lembro com gratidão de Rodolfo, atendente da Laser. Não era um funcionário comum. Prestativo e sempre muito agitado, atendendo a um e outro. Ganhava uns trocados por fora com limpeza de vídeo-cassete e tirando o mofo das fitas de VHS. Assistia e dava dicas de filmes, quando chegava um lançamento importante, geralmente poucas cópias, ele guardava para alguns clientes mais assíduos. Com a derrocada das locadoras perdeu o emprego. Encontrei-o há uns meses trabalhando como empacotador num supermercado da cidade. Falou-me que perdeu o emprego na locadora, depois a mãe e que passou meses se recuperando de uma depressão, até que um antigo cliente da locadora conseguiu a vaga no supermercado. O encontro mexeu comigo, passei uns dias numa tristeza só.

Alguns dos filmes da relação são mais antigos, considerados clássicos indiscutíveis, casos de Um corpo que cai e Lawrence da Arábia. Outros são mais recentes, mas que adoro, como os dois de Woody Allen, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Manhattan. Quase todos premiados em importantes festivais. As sinopses resumidas, algumas oficiais, eu copiei da internet. Bom proveito!

Some_Like_It_Hot_19591 – Quanto Mais Quente Melhor
Eles testemunharam um ataque da máfia e agora devem embarcar em uma fuga cheia de música, plumas e paetês! Um filme de Billy Wilder com Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon e George Raft. Marilyn exuberante!

2 – Perdidos na Noite
Dirigido por John Schlesinger, com Dustin Hoffman, Jon Voight, Sylvia Miles e John McGiver. Para ganhar dinheiro se prostituindo, um caipira se muda para a cidade de Nova York e fica amigo de um trapaceiro indigente.

3 – Um corpo que cai
Um dos filmes mais irresistíveis de Alfred Hitchcock conta a história de um detetive policial que tem uma intensa obsessão por uma mulher casada.

Por um punhado de dolares4 – Lawrence da Arábia
Neste épico vencedor do Oscar, T.E. Lawrence ajuda a unir tribos árabes em guerra para lutar contra os turcos na Primeira Guerra Mundial.

5 – O Sol é para todos
Atticus Finch defende um homem negro inocente contra uma acusação de estupro, mas acaba envolvido em um caso de ódio e preconceito.

6 – Por Uns Dólares a Mais
Clint Eastwood se une a um caçador de recompensas rival para capturar um fora da lei nesta continuação mordaz do clássico de 1964: “Por um Punhado de Dólares”.

O mágico de Oz7 – O Mágico de Oz
“Não há lugar como o nosso lar” para uma garota que foi tirada da vida na fazenda para uma terra mágica de Munchkins, macacos voadores e cavalos coloridos.

8 -Butch Cassidy
Uma charmosa dupla de assaltantes decide que a Bolívia é o melhor destino para fugir da lei.

9- Amor Sublime Amor
Este musical ambientado nos cortiços de Nova York conta a história dos amantes Maria e Tony, apanhados em meio a uma guerra de gangues da rua rivais.

annie-hall-poster10 – Rede de Intrigas
Neste filme vencedor do Oscar, um âncora de telejornal perde a cabeça no ar e seu chilique ofensivo faz subir a audiência e intriga os executivos do canal.

11 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
A comédia romântica de Woody Allen revela o relacionamento entre o escritor neurótico Alvy Singer e a cantora aspirante Annie Hall.

12 – Manhattan
Em meio a uma crise de meia-idade, um roteirista de televisão fica dividido entre uma estudante e a problemática amante do seu melhor amigo.

Bonequinha de luxo13 – O Grande Gatsby
O misterioso milionário Jay Gatsby está obcecado por Daisy Buchanan, casada com o infiel Tom, formando um trágico triângulo amoroso.

14 – A Mulher Faz o Homem
Neste clássico de Frank Capra, o senador Frank Smith mantém seu idealismo apesar da corrupção generalizada entre seus colegas de Washington.

15 – Bonequinha de Luxo
Filme de Blake Edwards que consagrou Audrey Hepburn como um dos tipos femininos mais icônicos do século 20.

POderoso chefão16 – Por um Punhado de Dólares
Filme de Sergio Leone que abre a chamada Trilogia dos Dólares, composta ainda por Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966), que igualmente aparecem com frequência disponíveis na Netflix – este último também conhecido por aqui pelo título original, The Good, The Bad and The Ugly (o filme da canção homônima).

17 – O Poderoso Chefão
Longa de Francis Ford Coppola ganhou novo brilho após a restauração – a fotografia de Gordon Willis, com seus dourados em destaque na paleta sépia, é brilhante, como de resto todo o filme, o maior já feito sobre o universo da máfia.

18 – O Jovem Frankenstein
Aqui a oportunidade para conhecer o trabalho de Mel Brooks, em um de seus filmes mais aclamados pela crítica norte-americana.

Um estranho no ninho19 – A História de Adèle H.
Este drama histórico intimista de François Truffaut é inspirado em uma história de desilusão amorosa que se transforma em loucura – da filha do escritor Victor Hugo (1802 – 1885), abandonada por um tenente que cruza o oceano em missão militar e a esquece com o tempo.

20 – Um Estranho no Ninho
Filmaço de Milos Forman, vencedor de seis Oscar, entre eles melhor longa, direção, ator e atriz (para Jack Nicholson e Louise Fletcher). A história é a de um prisioneiro que simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais.

21 – 1984
Esta ficção científica de Michael Radford é, provavelmente, a mais famosa adaptação da obra de George Orwell – embora talvez não tenha a força do filme homônimo assinado por Michael Anderson em 1956.

Cães de aluguel_Tarantino22 – Mississippi em Chamas
Este filme de Alan Parker, que se passa em 1964, é um dos mais conhecidos a retratar a época de efervescência da luta pelos direitos civis, que se espalhou à época pelos EUA.

23 – Cães de Aluguel
Um clássico contemporâneo – o filme que apresentou ao mundo o estilo de Quentin Tarantino.

24 – Scarface
Obra-prima de Brian de Palma, com roteiro de Oliver Stone e atuação histórica de Al Pacino como o chefão do tráfico de drogas cubano Tony Montana. Daqueles filmes que são necessários para qualquer amante de cinema.

Fargo25 – O Segredo dos Seus Olhos
Filme argentino com o grande Ricardo Darín no elenco. Recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Merecido.

26 – Fargo
Outro grande filme dos irmãos Coen. Recentemente, virou série e levou 18 indicações ao Emmy.

27 – Juventude Transviada
Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente – o que justifica o termo “rebelde sem causa” do título original.

Sindicato de Ladrões28 – Sindicato de Ladrões
Marlon Brando em uma de suas mais eletrizantes atuações como Melhor Ator nesta obra vencedora do Oscar® 1954 de Melhor Filme.

29 – Mash
Aclamado como uma das melhores comédias de todos os tempos, M*A*S*H conta a história de alguns cirurgiões do exército que desenvolvem um estilo de vida totalmente lunático para poder encarar os horrores diários da guerra em um Hospital Cirúrgico Móvel do Exército (Móbile Army Surgical Hospital – de onde vem a sigla M*A*S*H) durante a Guerra da Coréia.

30 – O professor aloprado
Eddie Murphy tem as melhores atuações de sua carreira interpretando não menos do que sete papéis nesta sensacional comédia na linha “o médico-e-o-monstro”, produzida pela Imagine Entertainment. Murphy estrela como o Dr. Sherman Klump, um professor de genética “com problemas calóricos” que quer diminuir seu corpinho de 200 Kilos e ganhar o coração da bela Jada Pinkett.

Comments

There are 4 comments for this article
  1. Bethânia Lima 25 de Maio de 2016 14:48

    Tácito,

    eu acho que a melhor “seleção” que você apresenta no texto é o Rodolfo. Ter notícias dele me “teletransportou” para a Laser, nunca vi tanta assistência, simpatia e cordialidade.

  2. jose valdir juliao 25 de Maio de 2016 15:57

    Perdidos na Noite, filmaço, as tomadas de camaras sensacionais…

  3. thiago gonzaga 25 de Maio de 2016 16:16

    Valeu, Tácito Costa.
    Muito obg pelas dicas.
    Estava sentindo falta de textos seus nessa vertente que vc aprecia tanto que é o cinema.

  4. Zilene Castro 26 de Maio de 2016 8:35

    Nossa! Passei a década de 90 frequentando a Laser quase que diariamente, e ainda apareço por lá às vezes. Extremamente tocante esse seu relato. E excelente a seleção: alguns andei revendo, outros já estão na minha lista e prestarei atenção aos que ainda não conheço. Valeu muito pelo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP