Veja o curta vencedor do Festival de Cinema de Baía Formosa e a lista de participantes

O 5º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa – FINC trouxe surpresas e premiações aos finalistas do Concurso “Vídeo de Um Minuto”, no último sábado, com o tema “Mata Estrela e Suas Estórias”, além da realização da premiação aos curtas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os vencedores do primeiro lugar ganharam uma viagem à Cracóvia (Polônia), para ter seu filme exibido no Off Plus Camera, o maior festival de cinema independente da Europa, com todas as despesas pagas e ainda conhecer o Alvernia Studios, considerado um dos cinco maiores estúdios de pós-produção do mundo.

Em primeiro lugar geral ficou o curta-metragem “Rastro da Flor”, dirigido por André Santos. Além do resultado geral, o IFRN, em parceria com o FINC entregou aos outros três melhores a mesma premiação. Em primeiro lugar “A mata de história”, em segundo “Estrela da Mata” e terceiro lugar “Baía de Fogo”.

A surpresa da noite ficou por conta da palestra com Andrés Bukowinski, diretor de cena que trouxe o primeiro Leão de Ouro de Cannes para a publicidade brasileira. Bukowinski exibiu alguns dos seus filmes publicitários, dentre eles da marca Bombril, considerado um dos mais famosos, arrancando risadas e aplausos do público.

Durante a noite ainda foram apresentados mostras de curtas internacionais, documentário sobre a Mata Estrela, curtas Off Plus Camera e mostras de curtas potiguares.

Confira lista dos vencedores e dos curtas-metragens que concorreram ao prêmio do FINC:
1º lugar geral: Rastro da Flor, de André Luiz Machado dos Santos;

1° lugar do IFRN: A mata de Estória, de Elizabeth Soares Ferreira;
2° lugar do IFRN: Estrela da Mata, de Kaiony da Silva Venâncio;
3° lugar do IFRN: Baía de Fogo, de Rodrigo Cesar Cortez de Sena.

Os dez filmes selecionados para a final do FINC Foram:
1. O Índio e a Gameleira
2. O Mistério de Araraquara
3. Rastro da flor
4. Estrela da Mata
5. Por traz das Folhagens
6. A mata é Estrela
7. A Mata de Estória
8. Baía de Fogo
9. Não Pode Ser
10. Vozes

Foto: Sergio Vilar (edição de 2010)

VEJA RASTRO DE FLOR, VENCEDOR GERAL DO 5º FINC

Curta inspirado na lenda da Dona Florzinha, espírito que vaga pela floresta e que recebe mel e fumo dos que por ali passam para não serem vítimas dos seus ataques. Ela sabe trançar os cabelos de uma forma que ninguém, somente ela mesma, consegue desfazer, o que causa forte pressão e dor na cabeça das vítimas. Dizem que quando ela está longe, escuta-se seu assobio de perto e que quando ela está perto escuta-se seu assobio de longe, o que é proposital para causar confusão nas vítimas.

Elenco: Babi Baracho e Márcia Lohss
Roteiro: André Santos e Julien Rose de Medeiros
Direção: André Santos
Produção de set: Fred Pelegrini, Hélio Ronyvon e Victor Ciriaco
Figurino: André Santos e Babi Baracho
Direção de Arte:André Santos e Johann Jean
Produção de Arte: Fred Pelegrini, Hélio Ronyvon e Victor Ciriaco
Fotografia, Trilha Sonora e Edição: Johann Jean

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo