“Veja: O Indispensável Partido Neoliberal”

Depois de acabar e postar o texto sobre a Veja comentei com o colega aqui da sala, jornalista Dinarte Assunção, que, por coincidência, estava lendo a mais recente edição da revista Le Monde Brasil Diplomatique. Na revista, tem uma curta resenha sobre o livro “Veja: O Indispensável Partido Neoliberal”, da jornalista Carla Luciana Silva, editado pelo Edunioeste. A obra, na verdade, é a tese de doutorado defendida pela jornalista na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Vale a pena reproduzir dois trechos da resenha:

“A hipótese da autora é que a revista teve papel decisivo na construção do neoliberalismo no Brasil ao ajustar sua linha editorial aos interesses do capital externo, da indústria do entretenimento e do capital oligopolizado”.

“Para demonstrar o papel de Veja como farol dessa ideologia, Carla Silva esquadrinhou mais de 720 edições da revista e selecionou uma infinidade de exemplos de como a pauta é orientada, em qualquer seção ou assunto, para reiterar certezas e formar opinião – jamais fomentar dúvidas e alimentar o debate crítico”.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP