Vem aí um mega evento literário, agora turbinado e no Teatro Alberto Maranhão

E se o seu carro ganhasse um motor turbo? É mais ou menos essa a perspectiva para a edição do Ação Leitura deste ano. O evento está confirmado para 11 a 16 de maio, com patrocínio da UNIMED via Djalma Maranhão. Faltam poucos detalhes. E algumas mudanças substanciais na logística do evento.

Já externei algumas vezes por aqui meu apreço pelo formato desse evento literário porque vai de encontro aos estudantes, nas escolas. Escritores em sala de aula. Celebridades literárias ao alcance de uma conversa. Penso em meu tempo escolar e fico maravilhado só com esse vislumbre.

No entanto, isso mudou. A começar pelo local. O Ação Leitura passa a acontecer no Teatro Alberto Maranhão. Mas calma. A intenção é levar a montanha até Maomé, ou seja: estudantes do ensino fundamental e médio ao teatro, pelo “poder multiplicador que o teatro oferece ao nosso evento”, contou Carlos Fialho, coordenador do evento.

Até 2014 o Ação conseguiu atingir 2.500 de público. Com o TAM o alcance será bem maior. As pautas já estão reservadas. São nove ao todo: segunda (manhã, tarde e noite) e de terça a quinta (manhã e tarde). Tudo mediante edital de ocupação e já aprovado pelo diretor Toinho Silveira.

O MOTOR TURBO
Ainda tem mais. Ou o mesmo. Ou o melhor. Apesar da realização fixa do evento no TAM, o caráter rotativo de levar os autores até as escolas, onde os estudantes, naturalmente se sentem mais à vontade, permanece! Vai servir de aquecimento já a partir deste mês de março.

Durante 10 sextas-feiras o Ação Leitura irá bater papo com estudantes em sala de aula e preparar o clima das escolas da cidade para o evento. A interação dos autores e estudantes/leitores será como nos encontros realizados em anos anteriores. A diferença é apenas que ela ocorrerá em período anterior.

O SUPER MOTOR TURBO
Você deve ter notado que a programação utilizará o TAM apenas até a quinta-feira (11 a 14 de maio) e deve se perguntar: e a sexta? Na sexta, Fialho vai enviar, ao mesmo tempo, dez autores para dez escolas diferentes da cidade. Cada um acompanhado de um cinegrafista. Essa ação específica vai virar um documentário de 5 minutos para ser postado na WEB.

SUPER MEGA ALFA MOTOR TURBO
Achou pouco? Pois saiba que já estão garantidas edições do Ação Leitura em Tibau do Sul, Mossoró e Currais Novos. É mole? Taxar de uma ação literária sem precedentes seria exagero? O programa De pé no chão também se aprende a ler, como se disse, foi um programa. Pelo menos desde o meu tempo de boy – thats over, baby – não vi nada parecido.

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

There is 1 comment for this article
  1. Bethânia Lima 21 de fevereiro de 2015 12:38

    Que interessante o formato! E que importante essa ampliação! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo