Vereadores pensam ter aprovados dois projetos de interesse cultural. Será?

A dileta Câmara Municipal de Natal aprovou ontem, em uma sessão realmente ordinária, projetos que, segundo eles, beneficiarão a cultura. O primeiro autoriza a Prefeitura a criar o Memorial Café Filho nas dependências do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Júlio Protásio, autor da proposta, disse que o patrimônio histórico potiguar precisa ser preservado. Ok.

“Trata-se de enaltecer o único potiguar que conseguiu alcançar o cargo mais importante do Brasil. Café Filho (FOTO) era um homem simples, que saiu do bairro das Rocas para os salões palacianos. Todavia, nunca perdeu a humildade e o contato com as comunidades. As novas gerações devem conhecer a vida desse grande brasileiro que prestou relevantes serviços ao nosso povo”, disse o edil. Justo.

Também chancelado um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do presidente da Casa, Franklin Capistrano, sobre a criação do Espaço Cine Vídeo Debates Moacy Cirne. “Esse espaço funcionará na Escola do Legislativo aqui na Câmara Municipal com o objetivo de oferecer cultura cinematográfica para a população através da exibição e debate de filmes de arte”.

Duas ideias razoavelmente interessantes, penso. A segunda leva homenageia o saudoso Moa. Mas acredito em um alcance pífio de público para ambos. Isso se forem realmente implantados. Talvez o memorial, pela localização, atraia alguma estudantada provocada por alguma diretora de escola mais sensível. Mas essa escola cinematográfica não chama nem mosca. O Cineclube Natal tenta há anos atrair 20 gatos pingados para suas sessões, em locais bem mais democráticos e atrativos, e hoje arqueja cansado.

Mas de boas intenções, ne?

Acredito que música, literatura e esporte são ansiolíticos dos mais eficazes; que está na ralé, nos esquisitos e incompletos a faceta mais interessante da humanidade. [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP