[VÍDEO] Caravana de Escritores começa com “O cordel no Rio Grande do Norte”

A Caravana de Escritores Potiguares está de volta. Desta vez, com um novo formato. O projeto começou nesta segunda-feira (01), com a veiculação de uma palestra do escritor, pesquisador e cordelista Francisco Martins Alves Neto (Mané Beradeiro).

No vídeo, acessível no canal da Caravana no Youtube e nas contas do projeto nas redes sociais (Facebook e Instagram), Francisco Martins fala sobre O Cordel no Rio Grande do Norte.

Nesta 7ª temporada, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o projeto deixa de ser realizado presencialmente.

Impossibilitados de visitar as escolas para dialogar com alunos e professores, os escritores gravarão depoimentos, abordando temas que vão das características dos gêneros literários aos processos de criação. O material será postado semanalmente, sempre às segundas-feiras.

A distribuição de livros de autores norte-rio-grandenses, prática corriqueira da Caravana de Escritores, também teve que ser alterada. Ao invés dos concorridos sorteios, será realizada uma única doação para o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP). Segundo o coordenador do projeto, Thiago Gonzaga, neste ano o acervo reúne cerca de 20 títulos, produzidos por diversos autores, perfazendo um total de 500 exemplares. A entrega simbólica acontece em 14 de março, data do nascimento de Castro Alves, em que se comemorava o Dia Nacional da Poesia.

A Caravana de Escritores Potiguares é um projeto social, sem fins lucrativos, que conta com patrocínios da COSERN e do Governo do Estado do RN, viabilizados por intermédio da Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura. Criada em 2013, a iniciativa visa estimular a leitura e divulgar a produção literária norte-rio-grandense.

Em situação de normalidade, a Caravana promove atividades interativas, realizadas presencialmente, em comunidades escolares das redes públicas estadual, federal e municipais do RN.

Nesta temporada, já confirmaram participação no projeto os escritores Alfredo Neves, Edivan Silva, Francisco Martins, José de Castro, Maria Maria Gomes, Michelle Paulista e Paula Belmino.

Quem é Francisco Martins?

Responsável por abrir a série de depoimentos da 7ª temporada da Caravana de Escritores Potiguares, o escritor, pesquisador e cordelista, Francisco Martins Alves Neto é secretário-administrativo do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte; membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-SPVA/RN; da União Brasileira de Escritores – UBE/RN; do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; da Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel; e sócio efetivo da Academia Cearamirinense de Letras e Artes – Pedro Simões Neto.

De outubro de 2008 a 2019, Francisco Martins desenvolveu o projeto “Momento do Livro”, em escolas públicas do Estado, com  aulas lúdicas conduzidas pelos personagens Mané Beradeiro e pelo Palhaço Leiturino.

Entre outras atividades, Martins escreve cordéis, assinando os folhetos com o heterônimo de Mané Beradeiro, possuindo mais de 50 títulos publicados, além de estudar e pesquisar vida e obra do escritor José Mauro de Vasconcelos, tendo desenvolvido, neste sentido, o projeto “O Meu Pé de Laranja Lima”, em escolas do Rio Grande do Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ao topo