Violoncelista da UFRN desbanca concorrentes de 24 países e vence prêmio internacional

O Violoncelista Lucas Barros, aluno da UFRN e bolsista do Mozarteum de SP, recebe o primeiro lugar no Concurso Internacional David Popper, na Hungria.

A competição esse ano contou com 82 violoncelistas de 24 países e Barros foi o primeiro brasileiro a atingir tal distinção.

Vencedores anteriores do prêmio Popper hoje são violoncelistas de grande importância, como Robert Nagy (primeiro Violoncelo da Orquestra Filarmônica de Viena) e Andrei Ionut (último vencedor do Prêmio Tchaikovsky).

O concurso tem como presidente o renomado violoncelista Czaba Onczay, professor catedrático da Academia Liszt em Budapest, e vencedor do lendário Concurso Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, em 1976.

Lucas Barros

Nascido em Belo Horizonte, em uma família de músicos, Lucas já se apresentou como solista de Orquestras como Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Minas Gerais, SESI-MG e Sinfônica da UFRN, atuando junto a maestros como Roberto Tibiriça, Abel Rocha e André Muniz.

Lucas apresentou-se no Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro em 2014, em decorrência do segundo prêmio conquistado no Concurso Internacional de Violoncelo do Rio Cello Encounter em 2013.

Atualmente está finalizando seu curso de Bacharelado na UFRN, onde foi nos últimos anos bolsista da Orquestra Sinfônica da UFRN e do grupo UFRN CELLOS.

No início de 2015 Lucas venceu Concurso do Mozarteum de São Paulo para bolsa na Orquestra Sinfônica de Berlim (DSO), onde está realizando estágio.

Parabéns também ao professor de Lucas, mestre Fábio Presgrave, ao trabalho de formação na UFRN e à tradição do violoncelo no nosso RN!

Jornalista por opção, Pai apaixonado. Adora macarrão com paçoca. Faz um molho de tomate supimpa. No boteco, na praia ou numa casinha de sapê, um Belchior, um McCartney e um reggaezin vão bem. Capricorniano com ascendência no cuscuz. Mergulha de cabeça, mas só depois de conhecer a fundura do lago. [ Ver todos os artigos ]

Comentários

Há 2 comentários para esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

ao topo