Viva Caicó – Viva Sant`Ana e sua memória

Abimael lança livros de fotografias da bela Vila Nova do Príncipe, no próximo domingo dia 25 de julho, quando a cidade engalanada festeja sua padroeira Sant’ Ana.

Serão lançados, entre outros, dois livros de fotografias. O primeiro com fotos antigas de Caicó e seus personagens. O segundo, com fotos contemporâneas do nosso amigo e Xará João Maria Alves.

Ano passado na festa do Rosário encontrei o grande Souza e fiquei encantado com o seu acervo fotográfico. Junto com Abimael, estimulei Souza a publicar aquelas fotos que contam uma História pouco conhecida da geração atual.

João Maria fotografou personagens populares vivos de Caicó e faz uma ponte entre o ontem e hoje. De Souza a João meus parabéns. Parabéns Abimael por contribuir para preservação da nossa memória.
Tem aí um pouquinho do meu estimulo e entusiasmo. Escrevi o texto abaixo quando da minha viagem no ano passado.

Souza – O guardião da memória fotográfica.

O ex-soldado Souza é colecionador de um rico acervo de fotografias de personalidades e outras pessoas da sociedade caicoense. São muitas fotos organizadas em pastas de sacos plásticos que precisam ser melhores organizadas e arquivadas.
Grande parte da história de Caicó e seus protagonistas fazem parte do rico acervo coletados com muito amor pelo colecionador amador. Políticos, times de futebol e pessoas do povo fazem parte do acervo do Souza, que tive o privilégio de conhecer.
Tudo começou quando Souza ausente de sua cidade por longos anos, presenciou num lixo algumas fotos suas. Esse fato triste levou Souza a recuperar essas fotos e iniciar a sua prestigiosa coleção que resgata boa parte da história de Caicó desde o princípio do século XX. Muitas fotos foram copiadas de originais emprestados e outras foram resgatadas dos desvãos do tempo.
Sugeri ao simpático Souza que organizasse essas fotos numa publicação para a posteridade. O seu acervo daria um belo livro-álbum de fotografias de uma Caicó que precisa ser lembrada. Fotografias que contam uma belíssima história da grande civilização seridoense.

Físico, poeta e professor [ Ver todos os artigos ]

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go to TOP